ANDROCLINIC
INFORMAÇÃO SOBRE SAÚDE MASCULINA

Tratamentos no cancro avançado

Os tratamentos recomendados na doença avançada, isto é, quando o tumor já invadiu estruturas vizinhas ou se disseminou para órgãos distantes, pretendem atrasar a progressão da doença e aliviar o sofrimento que a progressão possa determinar. Os tratamentos actualmente disponíveis para esta fase são sobretudo:

- Hormonoterapia: pretende-se inibir a acção das hormonas masculinas (os androgénios, como a testosterona), que promovem o crescimento e a multiplicação das células tumorais. Geralmente realiza-se um tratamento com comprimidos diários ou com injeções que são administradas mensal ou trimestralmente. Em alguns casos pode optar-se pela orquidectomia, a remoção cirúrgica da “polpa” testicular realizada com anestesia local e sem internamento. Toda a hormonoterapia determina um efeito secundário sério para muitos homens: o desejo e a potência sexual ficam muito diminuídos.

- Quimioterapia: apenas utilizado nos casos em que o doente não responde (ou deixou de responder) ao tratamento hormonal. É uma forma de tratamento que não é inócua, tendo algumas complicações e efeitos secundários.

- Outros Tratamentos Paliativos: em alguns casos é necessário recorrer a medicamentos ou técnicas para alívio de sintomas como a dor, as queixas urinárias, a anemia, as fracturas ósseas ou a compressão medular por metástases ósseas.

Causas

Dentre a

DOENÇAS DA PRÓSTATA