ANDROCLINIC
INFORMAÇÃO SOBRE SAÚDE MASCULINA

Cirurgia do cancro da próstata

A cirurgia radical do cancro da próstata só tem indicação quando o tumor está localizado no interior do órgão. Assim sendo, a extração completa da próstata determina a extração completa do tumor.

A cirurgia consiste na remoção cirúrgica completa da próstata. A técnica foi sendo melhorada ao longo dos anos, com progressiva melhoria dos resultados e diminuição das complicações. É uma técnica apenas utilizada quando o tumor está limitado à próstata, pretendendo-se obter a “cura” a doença. Como efeitos secundários, destacam-se a impossibilidade de voltar a ejacular, a disfunção eréctil que pode ocorrer em 50 a 80% dos casos, e a incontinência urinária que pode atingir cerca de 5-20% dos doentes, mas que é geralmente pouco importante.

-

.

Sequelas sexuais

DOENÇAS DA PRÓSTATA

O cancro da próstata é bastante frequente, mas quanto mais cedo for diagnosticado, maiores são as hipóteses de ficar curado. Se descoberto em estádios iniciais, a probabilidade de cura pode chegar aos 85%. O recurso ao médico de família ou ao urologista é indispensável, particularmente acima do 60 anos, ou dos 40 quando existirem antecedentes paternos de cancro da próstata.