ANDROCLINIC
INFORMAÇÃO SOBRE SAÚDE MASCULINA

Braquiterapia da próstata

A braquiterapia da próstata consiste na colocação de implantes radioactivos (chamados vulgarmente de “sementes”), que são inseridas na próstata com controle ecográfico, através da região perineal, isto é, na região entre os testículos e o ânus, com auxílio a um complexo equipamento que combina a informação da ecografia com um sofisticado software de computador, permitindo definir o local exato em que devem ser colocados os implantes, de modo a atingir as células cancerosas do interior da próstata sem lesar os órgãos e estruturas que se situam em redor.

Btprostata2

Para os casos bem selecionados, a eficácia da técnica é semelhante à da cirurgia e os efeitos secundários são menores, nomeadamente em relação à incontinência urinária. A disfunção eréctil não surge nos primeiros anos, mas pode aparecer tardiamente. Tem, em relação à cirurgia, a vantagem de ser realizada em regime de um dia de internamento, tendo o doente alta geralmente no dia seguinte à realização do tratamento.

Sequelas sexuais

Contrariando alguma informação difundida, e acordo com os estudos prospectivos exigentes, a disfunção eréctil pós braqui-terapia atinge cerca de 35-50% dos homens, particularmente entre o 2º e 3º ano após o tratamento, mantendo-se estável para além desse período.

A etiologia da disfunção eréctil pós braquiterapia da próstata não está completamente esclarecida, mas parece estar relacionada com arteriopatia obliterante do complexo vascular periprostático e alterações neurológicas rádio-induzidas.

O tratamento da disfunção erétil pós braquiterapia é pouco eficaz, respondendo mal à medicação oral e às injeções intrapenianas.

DOENÇAS DA PRÓSTATA

Btprostata