Prostatite

Prostatite é o nome que se dá à inflamação aguda ou crónica da próstata, nem sempre de causa infecciosa, geralmente determinante de queixas urinárias muito desconfortáveis. Consoante a duração e agente desencadeador da doença, classifica-se a doença em prostatite aguda infecciosa, prostatite crónica infecciosa e prostatite não infecciosa.

Esta doença surge habitualmente como resultado de agentes microbianos provenientes da uretra, por refluxo de urina infectada. A prostatite não é uma doença sexualmente transmissível, pelo que não pense que se infectou a partir da sua parceira sexual ou que ela pode ser contagiada por si.

Os sintomas dependem do tipo de prostatite. Quando presentes, podem incluir febre, arrepios, aumento da frequência urinária, micção difícil, sensação de ardor miccional, dor perineal, dores articulares e musculares, sangue na urina e ejaculação dolorosa. Muitas vezes os sintomas são menos específicos, podendo assemelhar-se aos sintomas de outras doenças, nomeadamente da gripe. Às vezes o único elemento diferenciador é a existência do ardor miccional.

O tratamento depende do tipo de prostatite. A prostatite infecciosa carece antibióticos, analgésicos e em alguns casos a hospitalização do doente. A duração do tratamento é variada, sendo na prostatite infecciosa aguda de 7 a 14 dias e na crónica de 4 a 12 semanas. Em alguns casos pode ser necessário a remoção cirúrgica da próstata, geralmente feita com técnicas endoscópicas, dispensando o desconforto de uma incisão na parede abdominal.

Diagnóstico

O diagnóstico de prostatite é essencialmente clínico, isto é, baseado nas queixas e sintomas do doente. Contudo, por vezes é necessário confirmar esse diagnóstico, especialmente quando se trata de uma recorrência da doença. Nesse caso pode ser necessário realizar alguns exames, tal como o toque rectal, que permite dados preciosos sobre a dimensão da glândula, a sua forma, a sua consistência, as eventuais alterações de textura. Um outro exame que pode ser realizado pelo seu urologista é a massagem prostática, teste que não sendo particularmente doloroso, pode provocar um certo grau de desconforto, especialmente se tiver a próstata com a sensibilidade aumentada. Permite a recolha do líquido prostático que posteriormente é analisado para pesquisa de sinais de inflamação e infecção.

A prostatite não infecciosa não precisa de antibióticos, mas pode necessitar de outro tipo de medicamentos, nomeadamente os alfabloqueantes, fármacos que relaxam o tecido muscular prostático e reduzem a dificul-dade miccional. Banhos de semicúpio ou uma dieta sem picantes, álcool ou café também podem aliviar os sintomas. Embora não haja evidência científica que demonstrem a eficácia destes "remédios caseiros", eles não oferecem riscos, sendo certo que alguns doentes ficam mais aliviados com a sua aplicação.