ANDROCLINIC
INFORMAÇÃO SOBRE SAÚDE MASCULINA

Circuncisão

É provavelmente a mais antiga operação do mundo e a que, seguramente, mais vezes já foi executada. É uma operação que frequentemente é realizada por motivos culturais e religiosos, na ausência de qualquer problema peniano ou prepucial. No universo judaico a circuncisão é ritualmente executada em todos os recém-nascidos masculinos. Nos mulçumanos a circuncisão é geralmente realizada no final da infância, antes da puberdade (ver imagem). O ritual é também usado em várias outras culturas.

No mundo ocidental, a taxa de homens circuncisados varia muito de país para país. Na Europa a taxa varia entre 4 e 10%. Contudo, na Austrália e Canadá atinge 40% e, nos Estados Unidos da América, 80% dos homens. Essa elevada taxa de circuncisados deve-se a ter sido, nesses países, fortemente advogada a circuncisão para todos os recém-nascidos masculinos, como em algumas religiões tradicionais.

Hoje em dia defende-se uma posição muito mais conservadora, mesmo nos Estados Unidos, estando a circuncisão sem razões médicas ou religiosas, a ser fortemente desencorajada. De facto, uma melhor higiene peniana oferece todas as vantagens da circuncisão de rotina, sem os inconvenientes funcionais e sexuais inerentes ao procedimento cirúrgico. Na verdade, a maior parte dos rapazes aos quais não é removida a pele prepucial, não irá ter qualquer problema futuro.

As razões médicas em que a circuncisão pode ser indicada reduzem-se aquelas situações em que existe fimose verdadeira e balanite (infecção do prepúcio) recorrente. No adulto e no velho, ainda existe outra indicação, que é a balanite xerótica obliterante.

item1

ANOMALIAS DO PÉNIS

As complicações da circuncisão podem atingir 5 a 10% dos operados, compreendendo hemorragia, infecção local, úlcera do meato, remoção excessiva ou inadequada de pele e deiscência de sutura.

O pós-operatório é geralmente fácil. Pode utilizar-se um creme ou pomada antibiótica, ou simplesmente vaselina aplicada na glande, após limpeza diária. O doente é geralmente visto pelo cirurgião no dia seguinte e cerca de 2-4 semanas depois.

Circuncisão ritual de um rapaz