ANDROCLINIC
INFORMAÇÃO SOBRE SAÚDE MASCULINA

O prepúcio

O prepúcio é a porção de pele que habitualmente recobre a glande, o nome que se dá à extremidade do pénis onde se abre a uretra.

O prepúcio protege a galnde e está naturalmente equipado com várias defesas contra a infecção, principalmente o prepúcio infantil. Geralmente é alongado, contendo fibras musculares contraídas que mantém o prepúcio fechado, impedindo a entrada de matérias estranhas, mas abrindo para permitir a saída de urina. Este mecanismo é especialmente importante durante os anos em que a criança está incontinente e usa fraldas.

No adolescente e no homem adulto o prepúcio está menos fechado, não havendo geralmente dificuldade em o repuxar para trás. Mas mantém sempre uma humidade subprepucial que contém lisosima, uma secreção que tem importantes capacidades antimicrobianas. As funções imunitárias do prepúcio também têm sido consideradas não desprezíveis para resistir às infecções venéreas.

O prepúcio é também profusamente inervado, especialmente na sua extremidade. Isso determina um papel importante na resposta sexual masculina, sendo considerada como uma zona particularmente sensitiva.

Na sua porção postero-inferior o prepúcio está ligado à glande pelo freio do pénis. O freio geralmente limita o movimento de retracção do prepúcio, mantendo-o encostado à glande e facilitando o seu retorno para a frente. Alguns homens referem que o freio é uma área de intensa sensibilidade peniana, sendo considerado por muitos como o principal ponto sensório de erogeneidade masculina.

Causas

Dentre a

ANOMALIAS DO PÉNIS