ANDROCLINIC
INFORMAÇÃO SOBRE SAÚDE MASCULINA

Tipos de próteses

Existem 2 tipos de próteses penianas:

- Próteses maleáveis, que dispõem de um tutor no seu interior que permite que seja angulada até cerca de 90º. Têm a vantagem de uma fácil implantação, um menor custo e um tempo de adaptação de apenas 3 ou 4 semanas. Têm o inconveniente de uma menor qualidade estética.

- Próteses hidráulicas, que possuem um sistema de bombeamento entre um reservatório e os cilindros que ficam no interior dos corpos cavernosos. São muito estéticas e funcionantes, mas são dispendiosas e alguns doentes demoram bastante tempo até se adaptarem ao seu modo de funcionamento. Também têm maior tendência a falhar, devido à complexidade do sistema valvular e de bombagem.

Próteses penianas

Quando todas as outras terapêuticas falham, a implantação de uma prótese peniana pode restabelecer uma capacidade erétil perdida.

O elevado sucesso da implantação das próteses penianas, que é indiscutível, poderia fazer pensar no seu uso como terapêutica de eleição para a disfunção erétil. Contudo, a indicação cirúrgica, o tipo de prótese a implantar, a técnica cirúrgica, as possíveis complicações obrigam a uma profunda ponderação, que deve ser feita doente a doente. Só quando estão reunidas todas as condições é que se pode alcançar um verdadeiro êxito terapêutico.

Não sendo possível questionar o sucesso funcional das próteses penianas, é preciso não esquecer que a prótese destrói irreversivel-mente o tecido cavernoso peniano. Ou seja, só é lícito implantar uma prótese peniana quando houver a certeza absoluta de que o tecido cavernoso está tão comprometido que todas as outras terapêuticas falham e que não parece existir outra possibilidade de recuperação.

Sendo a indicação principal para implantação de uma prótese a disfunção erétil de causa orgânica, fundamental é descartar possíveis intolerâncias psicológicas. Também é fundamental que seja propor-cionado ao doente e à sua parceira uma completa e correcta infor-mação sobre os aspectos relacionados com as próteses, sem a qual o risco de insucesso funcional é elevado. Finalmente é preciso não esquecer que a prótese peniana tem como único objectivo dar rigidez ao pénis, para permitir ter relações sexuais. Mas não tem qualquer influência no desejo sexual, na ejaculação ou no orgasmo. Ou seja, não resolve todas as disfunções sexuais masculinas.

DISFUNÇÕES SEXUAIS

Protese2

Prótese peniana maleável, de 3 componentes: cilindros, bomba e reservatório