ANDROCLINIC
INFORMAÇÃO SOBRE SAÚDE MASCULINA
 

Sexualidade do homem idoso

A sexualidade no envelhecimento masculino é sobretudo manifestada pela consciência da diminuição da capacidade eréctil, com receio da perda definitiva dessa capacidade. Para além disso, alguns mitos estão profundamente enraizados na nossa sociedade: a perda da qualidade sexual, o natural termo da atividade sexual com a idade, a influencia nefasta do sexo no estado de saúde, a conotação perversa ou viciosa se a expressão sexual continuar, a influencia da próstata.

Hoje existem várias armas para combater o envelhecimento sexual, nomeadamente com fármacos vaso-activos penianos, com testosterona e com aconselhamento sexológico. A Medicina moderna não pode demitir-se destes aspectos. Não pode esquecer que para além de curar, tem de cuidar. O seu desafio é também promover uma velhice com qualidade, considerar que ela é a última oportunidade para uma desenvolvimento individual digno.

ANDROPAUSA

O homem idoso não é assexuado e não despreza viver a sua sexualidade. Atualmente estão mais preparados para combater os mitos do passado. Uma das consequências dessa mudança de mentalidade é a crescente procura de aconselhamento sexológico em consultas de urologia, andrologia e psicologia da sexualidade.